Palavra: EmpatiaOrigem: e em + Gr. páthos, estado de alma, s.f.Definição: Capacidade psicológica para se identificar com o eu de outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas.Por algum motivo, que me é alheio, quando gostamos de alguém, passamos a sentir quase por osmose o que eles sentem. Sim, é tudo muito bonito quando estão bem, felizes e alegres. Quando tudo o que os rodeia é colorido, agradável e harmonioso. Mas aí, qual a dificuldade? Nenhuma.
A reviravolta dolorosa começa quando sabemos que estão doentes, e parece que nada é suficiente para lhes dar a saúde de volta. Quando estão na merda no trabalho, e nenhum conforto é suficiente para afastar e ultrapassar as dificuldades.
No final, sentimos uma impotência raivosa face a estas situações que sabemos que os fazem sofrer. E nada ajuda. Nada. Só mesmo o passar do tempo.
É por esta empatia, que quando sei que estás irritado, chateado, nervoso... ou apenas triste, sinto-me fisicamente mal também. O que vale, é que sei que tudo isto, é ambivalente. Quando estás feliz, eufórico, em paz total com o Mundo... sinto-o também.