terça-feira, julho 17, 2007

Como descrever aquilo porque passei nos últimos 3 meses? Muitos irão pensar que somos duas princezinhas mimadas e mal-habituadas. A vós que pensais isso só vos poderei mandar cagar, com todo o respeito que merecem. Para além do mais descrito é diferente de vivido. Muito stress e caganeira de nervos correram nestas passadas semanas...
Ora bem, há cerca de 3 meses atrás a minha colega e eu começámos a procurar casa... Ela porque já não suporta viver na residência universitária e eu porque já não aguento viver com a minha senhoria.

A coisa estava difícil. Desde casas com paredes nojentas, alcatifas nojentas, chão nojento, tecto nojento, enfim tudo nojento, a quartos mínimos só com uma cama e mais nada mas a pagar o coiro, até a caves a cheirar a mofo e com humidade a rasar os 100%. Sempre tudo a pagar o cu e três tostões obviamente. Isto sem contar com a localização das casas que muitas das vezes é no cu de Judas e fora de mão para nós... De salientar também que infelizmente o nosso campus universitário é fora de mão e o acesso com transportes não é o mais brilhante, mas enfim. No geral vimos casas que nem a porcos convinham.

Um dia vimos uma que gostámos. Isto depois de ver mais de 20 sem exagero. Era limpa, pintada de fresco, com azulejos novos na casa-de-banho e isto pelo mesmo preço que as pocilgas que víramos até ali. Tinha-nos calhado a sorte grande. Pensaram as estúpidas...
Ficámos todas contentes e ao falar com a agência disseram-nos que o processo de escolha pelo senhorio demorava pelo menos duas semanas (o senhorio é que escolhe quem lá vive dependendo das referências). Ora nós na semana seguinte íamos a França e por isso ficámos de deixar a papelada na semana a seguir a voltar.
De salientar que tinhamos que encontrar um sítio antes de eu voltar a Portugal porque quando eu volto para cá, a minha colega vai para a Austrália e depois era tempo de sairmos das respectivas casas em que estamos neste momento. Por isso era preciso encontrar uma agora.
Ora bem, a viagem a França foi boa. A primeira noite foi passada no aeroporto de Prestwick no meio do nada com polícias de metralhadora por causa daqueles cretinos que decidiram enfiar um carro pelo aeroporto de Glasgow. Se metessem mazé a merda do carro e das bilhas de gás pela bilha acima faziam melhor serviço, mas enfim...
Ás duas da manhã quando finalmente tínhamos adormecido mandam-nos mudar de sítio para onde já não havia lugares nenhuns nas cadeiras porque estavam todas ocupadas por pessoas. Toca de nos deitarmos no chão e dormir, eu e as minha 5 colegas. Amaldiçoei tudo... Tenho dinheiro que chegue para viver bem e sujeito-me a estas merdas. Honestamente estou velha para isto. Gosto de conforto, perdoem-me... Para mim cama e uma casa-de-banho são essenciais... Ás quatro da manhã toca a levantar para o check in: horas de sono praticamente nenhumas. A semana em França começa bem...

Lá apanhamos o avião às seis da manhã. Ryanair aqui vamos nós. Foi um voo bem agradável embora odeie companhias baratas confesso... E confesso que odeio voar. Ossos do ofício infelizmente.
Chegamos a Marselha e um calor de morte. Já não estávamos habituadas aquilo depois de quase um ano em Edimburgo: toca a despir finalmente e a pôr roupas de verão.
A semana foi muito bem passada em Aix. A parte velha da cidade é encantadora e eu e a minha colega gozámos bem a semana a pensar que finalmente tinhamos arranjado uma casa boa e que era nossa uma vez que tínhamos sido as únicas a mostrar interesse pela casa desde que ela tinha sido posta no mercado. Fomos à praia em Cassis onde tomámos o primeiro banho do ano. Enfim, embora tenhamos tido bastante trabalho nessa semana, também foi bem aproveitada ao máximo, sem preocupações nem nada! São mesmo ingénuas estas duas cretinas...





- Cassis


Na sexta, aeroporto de Marselha para o retorno.


Caguei-me toda nas cuecas com a perícia da merda do piloto da BMIBABY... NUNCA mas NUNCA mais voo naquela companhia. O cabrão não conseguia manter o avião direito nem na pista nem durante a descolagem toda. Nunca na minha vida tive uma descolagem tão má. A aterrar oh minha nossa senhora que me borrei toda outra vez. Desde uma velocidade completamente descabida a aterrar, a não conseguir manter o avião direito outra vez... Deve ter dado cabo dos pneus com a travagem. Não sei onde é que estas bestas aprendem a voar. O que é certo é que pouca pista havia à nossa frente quando aterrámos, mas enfim.
Chegamos a Brimingham e toca a esperar mais umas horas para o outro avião da BMIBABY para Edimburgo. Atrasos de horas, nós podres mas podres mesmo. Avião finalmente, a mesma merda de descolagem (mas não tão má) mas para compensar uma aterragem ainda pior que a primeira. Sobrevivi. Sobrevivi a dois voos da BMIBABY no mesmo dia...
Chego a casa podre, mas podre de todas as horas de falta de sono, das correrias. Mas pronto, foram boas faltas de horas de sono e por bons motivos. Quando se está no estrangeiro nunca se dorme muito para se poder ver o máximo possível.

No sábado a minha colega manda um sms a dizer que a casa já não estava posta na internet... Suores frios... Se a casa se tinha ido só tinhamos 2 semanas para encontrar outra. Tinhamos demorado 2 meses a encontrar a que queríamos... Não podia ser verdade... Não quisemos acreditar, inventámos desculpas para o sucedido.

Na segunda-feira balde de água fria: o processo tinha sido posto em andamento e já não íamos a tempo. Pedi a todas as forças da natureza para que as pessoas que ficassem com a casa dessem cabo dela, tal foi a raiva que senti e a impotência de não poder fazer nada.

Numa semana vimos uma média de 4 casas por dia. Os preços tinham baixado, mas continuávamos sem encontrar casas com quartos do mesmo tamanho, com uma sala razoável, limpos e com casa-de-banho sem meter nojo. Chegou segunda-feira (ontem) e decidimos acabar com aquilo. Já não aguentávamos mais. Escolhemos uma casa num sitío razoável, com tamanhos razoáveis, dentro do possível e limpinha. Tentamos telefonar à senhoria: nada... Tentamos e tentamos. Deixamos mensagem, nada. Esperamos duas horas, nada. Voltamos a tentar: nada. Acabamos por escolher outra casa como último recurso, e damos à mulher até à manhã seguinte para nos dizer qualquer coisa. Á noite tento outra vez: telemóvel desligado. Na manhã tento outra vez: ligado mas nada...
Enfim, ia mesmo ter que ser a casa de recurso. Não era má de todo embora ligeiramente fora de mão. Um dos quartos era bastante pequeno mas sempre dá para trocar o quarto com a sala e ficar com dois quartos grandes e uma sala jeitosinha. O hall de entrada também era bom, sempre dava para lá pôr coisas. Do mal ao menos, já nos estávamos a habituar à ideia de ficar com aquela casa. Aliás, já estávamos a ficar entusiasmadas com a ideia.
De manhã depois de falar para a agência a dizer que queríamos a casa de recurso, telefona-me a minha colega a dizer que havia gente interessada na casa e que queriam ficar com ela também. Uma vez que isto funciona como o primeiro que paga os "holding fees" é quem fica com ela corremos as duas desencabrestadas para a agência para pagar o devido e ficar com a casa. Foi uma luta até ao último segundo para poder ficar com a casa... Não tivemos um minuto de descanso desde que começáramos a procura. E demo-nos nós ao trabalho de começar a procura com tanta antecedência...

E ficámos com a casa (isto se não houver problemas com as referências, que com a minha sorte da merda já nada me espanta).
E enfim, a parte positiva é que finalmente fiquei a conhecer os cantos todos de Edimburgo pelo que andei feita tresloucada, não sem arranjar bolhas nos pés e dores nas costas e na cabeça. Desconfio que devemos ter visto todas as casas disponiveis na cidade em todos os tipos de prédios. Vimos muita merda, mas merda mesmo e vimos uns razoáveis. Acho que vi de tudo a preços de fugir...
Se o doutoramento não der nada acho que abro uma agência. Depois disto aposto que fazia uma pipa de massa...

6 Estrunfes que tentaram tirar o protagonismo:

Enviar um comentário

<< Home