quarta-feira, março 22, 2006


Facto e Ficção? (Sinceramente espero que seja ficção e de acordar deste pesadelo, senão estamos mal...)


Li no outro dia no jornal que uma das medidas do plano tecnológico é o das pessoas poderem tratar do IRS nas mercearias... Repito: nas mercearias. Para quê? Para fomentar o comércio local e tradicional, para as pessoas voltarem a comprar nas mercearias.
A minha cabeça rodopiou. Não sentia as pernas. Senti o sangue a esvair-se-me. E mijei-me. Mas mijei-me a rir como hà muito tempo não me mijava. Porque nestas alturas prefiro rir que chorar. Senão já me tinha deshidratado de tanto chorar. Se bem que mijando também me deshidrato... Ou não? E esta hein?
De facto, esta mania de nos atirarem areia para os olhos tem que acabar. Mas afinal que raio de medida é esta? Mas isto é real? Ainda confirmei se não era dia 1 de Abril, a ver se o jornal não teria pregado uma partida... Que isto só podia ser a anedota mais gloriosa de todos os tempos.
Mas temos nós gajos a receberem ordenados escabrosos no parlamento para me virem com ideias destas? Porra... Sinto-me gozada! Até eu teria ideias melhores!
É que eu estou mesmo a ver os sistemas informáticos a darem o peido, e os merceeiros com caras de boi a olhar para o palácio, sem saberem arranjar aquilo, isentos de culpa obviamente, e a ficarem com aquela merda avariada durante dias, até que os técnicos competentes se dignem a ir arranjar as coisas. Afinal, trata-se de função pública certo? (ao qual eu chamo de função púbica).
E depois havendo alguma dúvida que surja é o merceeiro que sabe reponder e tratar das coisas? Mas andamos a gozar ou quê? O que é que tem o cu a ver com as calças? IRS de finanças com mercearia de comida? E onde raio vão os desgraçados dos merceeiros pôr as máquinas se como todos sabemos as mercearias são características por estarem atulhadas até ao tecto de mercadoria?
E para além disso, o IRS trata-se uma vez por ano. Estão à espera de disparar o comércio tradicional desta forma? Com a ida das pessoas UMA vez por ano às mercearias? É que estou mesmo a ver as pessoas na bicha para tratar do IRS, a pensarem: "Bem, já que aqui estou levo umas bananas, uns pêssegos, umas latas de sardinhas e... porque não? Uma garrafita de vinho?" e o merceeiro rejubilante e iludido, porque acha que finalmente as coisas se vão endireitar.
Se nos deixassemos de hipocrisias, o que precisávamos de facto para fomentar o comércio local era o de alguém com tomates fazer frente ao lobby de construção civil e à banca e acabar com a construção desmedida e descontrolada de centros comerciais. E já agora mudar também a mentalidade das pessoas. Incitá-las a irem ao comércio ao ar livre, que faz melhor que encafuar num centro comercial.
Temos a mania de cortar as folhas das ervas daninhas em vez de as cortar pela raiz. Eu nem entendo como têem lata de propôr uma coisa destas. É que isto de facto transcende-me! Porra!
E nem comento sobre a notícia no telejornal sobre a exposição de arte no ministério da economia, ou das finanças, ou lá o que era... Para aproximar as pessoas e a economia à arte, disse o nosso querido ministro de não sei quê, que não me recordo mesmo... Oh pá, tirem-me daqui. De facto já não tenho pachorra para isto.

1 Estrunfes que tentaram tirar o protagonismo:

  • ... ok eu sou TÃO de outro planeta, que nem tinha lido isto nas notícias. Ainda estou à espera que te vires e digas que é mentira, que dês um púm, e que faças a dança da chuva... como é costume quando contas mentirinhas!

    By Blogger Sari, at 23 março, 2006 00:42  

Enviar um comentário

<< Home