quinta-feira, março 16, 2006

Quem nos dias de hoje, não é bombardeado pela publicidade? Pergunta retórica. Sim, há sempre excepções: aquelas pessoas que não têm televisão, que quando passam por um mupi na rua nem dão por ele, que nem sabem o que é um mupi (se não sabem procurem e assim ainda aprendem qualquer coisa hoje), que até vêm sem dar conta algumas coisas mas não assimilam. Pronto, portanto somos bombardeados, os imunes a estes “ataques” são pouquíssimos. O que é facto é que mais do que antigamente, tudo o que nos é transmitido é visto como facto verídico. Aceitamos conselhos do Tide que nos dizem que branco mais branco não há, da Colgate que nos branqueia os dentes todos os dias deixando-nos um hálito a verbena e mentol, da Herbal Essences que até nos provoca orgasmos (duplos ultimamente) com os seus champôs (e amaciadores)... enfim, a lista é vasta, não vou enumerar todas até porque não é esse aqui o meu objectivo. Também teria muita coisa a dizer acerca do que podemos, devemos e seguimos destas comunicações todas... mas isso dava aqui para 20 posts diferentes, e a finalidade deste post é outra: os produtos de beleza... para homem.

Ok. Eu assisti e aceitei que o homem começasse a ficar meio vaidoso e tal. Eu até assisti e aceitei a homens metrosexuais. Quem sou eu afinal para não aceitar o que quer que seja. Quem quer ser que seja, por mim “tass bem” como diz a outra. Aqui, vale tudo, e eu aceito tudo. Mas como é obvio cada um tem a sua opinião, não prescindo da minha.
Conhecem a publicidade da L’Oreal nova dirigida ao target masculino, certo? Esta:


Em que aparecem estes quatro indivíduos (feeeeeeeeeeeeeeeeeios como o diabo) e depois uma vozinha irritante diz qualquer coisa como: “Eles acham-se irresistíveis... MAS...” e continua dizendo qualquer coisa along the line de “não é verdade... vocês têm rugas e isso é nojento, e deviam portanto usar este cremezinho todos os dias para não ficarem mais rugosos e por consequência mais asquerosos”. Ok, estou a exagerar... mas não assim tanto. A verdade é que a mensagem que aqui passa, é que nós mulheres achamos as rugas feias e então, os homens, deveriam cuidar delas para evitá-las e assim agradarem-nos mais.

Ok então vamos lá ver:

As rugas num homem, a meu ver e de muitas mulheres, são fascinantes. Não estou a falar daqueles coitadinhos de 80 anos das grutas na Índia que por causa do sol, alimentação e idade ficam tipo SharPei... (e daí, digo-vos já... esses homens têm ali um fascínio especial também, a cara deles conta mil histórias... são maravilhosas...), mas sim daquelas rugas (como estas das imagens dos quatro coitados da L’Oreal) de expressão que se vão criando ao longo dos anos. Um homem que sorri e que tem aquela rugazinha no canto do olho tem um charme especial... como se pode prescindir disso? Olhem para o George Clooney, olhem para aquelas ruguinhas de expressão, não lhe dão um encanto especial? Punham creme naquilo?

E por que carga d’agua se lembraram na L’Oreal de dirigir este produto a um homem impingindo-lhes na cabeça que se tiverem rugas, nós não os achamos tão irresistíveis e, mutatis mutandis, como é que eles acreditam nisto e compram? (se é que compram) Bom, podem me argumentar que há séculos que nós mulheres compramos roupa, cosmética etc para agradar a eles também... mas acho que se contam nos dedos de uma mão as comunicações que nos diziam: “achas que estás com as pernas rijas e boas não é? Olha filha, tens celulite por isso trata mas é de tirares essa nojeira daí com o nosso creme super bom, que os gajos depois já olham para ti”. A mensagem aqui não seria errada totalmente, celulite é feia, eles não gostam... mas nós também não, olha que raio. Por isso é que nos dirigem a comunicação a nós directamente, sem passar por “o que os homens gostam ou não gostam”.

Nós mulheres usamos cremes e lá fazemos todo tipo de misturas maquiavélicas para poder parecer mais novas e bonitas... (até púnhamos estrume de avestruz nos olhos se nos tirasse o raio dos papos) é verdade que é quase obtuso pensar que só porque eles são gajos não podem usar os mesmo cuidados que nós... mas então que usem porque realmente querem, e não porque alguém lhes disse que NÓS MULHERES não achamos sexy rugas, ou porque há a ideia generalizada que a beleza é só jovem, e é baseada em estereótipos idiotas. No fundo basta pensar um pouco... é como tudo na vida!

Depois, no seguimento disto tudo, vai outra imagem na minha cabeça, que é o homem de manhã ao lado da sua bela na casa de banho: ela lá se está a lavar os dentes para ir ao trabalho, e ele ao lavar a cara... aplica o cremezinho no canto dos olhos... Sim, sou terrível, mas isto para mim não daria nunca na vida. Queres tirar os pelos do peito... força nisso apoio (se quiseres mesmo), até porque homens macacos é que não (e.g. Tony Ramos), queres tirar os das pernas... bom ok, tira lá... já não acho muita graça mas tu é que sabes. Queres passar horas nas lojas a escolher roupa para ficares todo giro... sim, ok, acho que realmente o fato Armani todo XPTO fica bem, e com o sapatinho Versace e tal, todo kitado e tal... eu acho meio esquisito passares mais horas á frente do espelho do que eu, mas desde que ao final do dia queiras te enrolar comigo e não com o Beckham, por mim alinho (contigo e com o Beckahm juntos então alinho mesmo). Agora, cremezinho na cara anti rugas... depois é o que, base? E rimmel, não? Baton?... Verniz... nos pés também? Mas onde está o limite? Afinal quem é gaja e quem é gajo? Não digo que o homem tem de cheirar a cavalo, não se cuidar, não ter gosto, não ter cuidados extra... LONGE disso mesmo. Mas, será que não anda tudo a exagerar um pouco?

O que aconteceu ao Homem que veste uma t-shirt branca em cima de um par de calças de ganga azuis, depois de sair de manhã do duche, com o cabelo ainda molhado e voilá, fica ele próprio... e fica irresistível? Que até tem um pequeno pneu, que pode tirar se vai à ginástica durante uns tempos, mas que a vida dele não muda por causa disso. Que tem o cabelo em pé e não entra em histeria se passando por uma loja de moda, e olhando-se na sua imagem reflectida (já por aí nem comento) começa a ajustá-lo cuidadosamente. Que é homem com todos os seus “defeitos” mas que fazem dele Homem mesmo... que não tem de ser um macaco peludo e troglodita, todo asqueroso e sujo, e malcheiroso... mas sim simplesmente um homem “old style”. Mas será que estou no século certo, ou ele já está extinto?

5 Estrunfes que tentaram tirar o protagonismo:

  • Bem, a minha opinião é a seguinte: acho que há limites para tudo, e isto aplica-se tanto ao homem como à mulher.
    Quem ande sempre arranjado, quando tem uma ocasião especial, já não supreende. E porquê? Porque arranja-se como sempre se arranjou (a não ser que vá nu...) e por isso nada mudou. Sinceramente não tenho pachorra para cremes, nem vernizes, nem cabeleireiros nem o diabo a sete. Tanto para eles, como para elas. Não exigo isso de ninguém, porque não exigo isso de mim própria.
    Quem gosta de se arranjar e de se preocupar com as rugas que tem (que só faz ter mais rugas) que o faça. Mas que não me venha chatear, que sinceramente não tenho mesmo paciência. A vida é curta demais para me estar a preocupar com linhas na cara, ou com unhas arranjadas.
    A beleza vem de dentro. Uma cara lavada e um sorriso sincero é o suficiente para arrebatar um coração. Quem é que olha para umas rugas, ou para uma careca, ou para unhas mal-arranjadas quando o outro nos faz rir? Quando mostra um sorriso enorme de cada vez que nos vê? Quando nos diz que somos mais bonitas sem pintura e que temos um sorriso lindo e que nos adora ver sorrir?

    By Blogger Porcotte Pink, at 16 março, 2006 11:45  

  • Shoo

    É óbvio que não estão em extinção.

    By Blogger headache, at 16 março, 2006 15:36  

  • interrompo a minha semana de egocentrismo, amor própro, histerismo e celebração da vida e dos prazeres carnais* para reflectir sobre este assunto. vou sair da minha bolha actimel porque este é impossível não comentar.

    metrosexual, sim.
    vaidosão, não.

    tal como:

    homosexual, tá bem.
    bichona histérica, poupem-me!

    não vi a campanha da l'oreal mas parece-me uma vingança justa. continuando assim somos nós daqui a uns anos as privilegiadas que vão poder sair à rua com uma t-shirt e uns jeans sem sermos apedrejadas pelos abutres da moda e dos bons costumes. a beleza feminina, sem rimel e sem base, devia voltar a ser reconhecida, admirada e valorizada.

    vejo-me, vejo as minha amigas, pintadas demais, preocupadas demais, a comprar roupa demais... só pq achamos que eles gostam assim. não gostam. e sabemos disso.

    digam-me quantos homens conhecem que gostam de unhas pintadas? eu não conheço nenhum! saltos altos? muito poucos! maquilhagem? a maioria é a favor do menos possível.

    e no entanto, fingimos que gostam e andamos maquilhadas e vestidas para agradar às amigas.

    são jogos psicológicos, de marketing, de poder, de vaidade...

    e se nós vamos a jogo, eles que venham tb!

    gastem rios de dinheiro em cremes e roupas e merdas, que nós não vamos notar, nem vamos sequer achar grande piada. pode ser que assim, a próxima onda seja a não-onda. vamos todos perceber que o que conta é o interior e começar a cuidar mais dele.

    vamos todos viver em paz e harmonia, a cheirar a cavalo e com verdete nos dentes!

    WE ARE THE WORRRRLDDDD!

    ahahaha!

    já abardajei, já me posso ir embora!

    BEIJOS MENINAS!*






    * aka semana dos meus anos! (quero comments de happy Bday amanhã pq damn... não há quem goste mais de fazer anos!) :)

    By Blogger B.A.B.E., at 16 março, 2006 16:06  

  • B.a.b.e. escreveu:

    "digam-me quantos homens conhecem que gostam de unhas pintadas? eu não conheço nenhum! saltos altos? muito poucos! maquilhagem? a maioria é a favor do menos possível."

    Ora, respectivente, nenhum, alguns mas não são a maioria, e quase nenhum.

    Desde que não se pareçam com homens (i.e. buço, voz grossa, cabelo à escovinha), os homens (pelo menos eu e aqueles com quem me dou) deixam de notar seja o que for. Tanto a nível "sexual" (usar a palavra no sentido lato) como a nível interpessoal.

    By Blogger headache, at 16 março, 2006 16:48  

  • Ora bem... Não podia concordar mais com estes dous últimos comentários. É tudo marketing para impingir coisas que não servem para nada, e quem é tosco, cai que nem um pato! A mim não me enganam! MUAHAHHAHAHAHHAHAHHA!
    Se dependesse de mim, meu Deus... Quantas empresas de superficialidade não iam à falência! Fónix!
    Vivam as caras e os dentes lavados, e tudo e tudo!

    By Blogger Porcotte Pink, at 17 março, 2006 00:01  

Enviar um comentário

<< Home