terça-feira, junho 05, 2007


"Deverias deixar de ter pena de ti própria", disse-me uma vez uma colega minha a consolar-me dum desgosto amoroso, tinha eu 16 anos, altura em que se tem desgostos de caixão à cova e parece que o mundo vai acabar e não há ar para respirar nem nada que console a perda do mais que tudo (que provavelmente é um imbecil por estas alturas, mas enfim).
A gaja agora é psiquiatra ou coisa que o valha... Porra, deve ser uma profissional do caneco... Dar-lhe com uma cadeira nas trombas era pouco. E ainda tinha a lata de dizer que o cão dela lhe lembrava o gajo de quem ela gostava... Enfim, não vou fazer comentários sobre isto, porque aliás já foram feitos no passado. Bons tempos, de total descuido e despreocupação...
Cá para mim em vez de psiquiatra deve estar mazé internada no Júlio de Matos e a história da psiquiatria era uma desculpa para passar tanto tempo naquele asilo de loucos. Adiante.

Sempre me perguntei porque raio é que as pessoas que eu conheço que foram para psicologia/psiquiatria/terapia são precisamente as que se conhecem tão mal a elas próprias e no fundo estão tão perdidas. Tanto ou mais que o resto das pessoas. Repito, estou a falar das que conheço, não estou a generalizar. Desconfio que se tentam encontrar a elas próprias de certa forma estudando o tema. Ou então tendo medo de se encontrarem a elas próprias e não gostarem do que poderiam encontrar focam-se nos outros e nos seus problemas e esquecem-se de si próprias.

Toca a generalizar agora, afinal é o que gostamos de fazer...
Algum leitor deste blog (se é que existem) que estude/exerça esta profissão que me perdoe mas sempre tive como filosofia de vida a de ultrapassar as coisas por mim própria com a ajuda da família e de amigos. No fundo são quem me conhece melhor. No fundo são quem me entende e quem melhor percebe o que sinto e o que sou. Não consigo entender porque raio iria desabafar e tentar perceber a minha vida com uma pessoa que veria uma vez por semana e não com amigos e familiares que me conhecem de fora para dentro há anos e anos e me conhecem os vícios todos. Físicos e de pensamento. É difícil ouvir verdades da boca de pessoas chegadas? Ou é uma desculpa para se poder dizer "ele não me conhece, sabe lá ele!"?

Chamem-me ignorante, porque o sou, sobretudo neste assunto, mas acho que humanos somos todos, e errar erramos todos, e por isso mesmo me faz confusão ouvir explicações e conselhos de estranhos que têem tantos problemas ou defeitos quanto eu, normalmente até mais, sobretudo se não me conhecem de lado nenhum e sobretudo se se conhecem a si próprios tão mal.

Respeito quem procure ajuda. Conheço gente que o faz. Até gente próxima. Mas não entendo.
Sei que a mente humana é fascinante, mas são tantas as variáveis na vida duma pessoa que a moldam, que na minha opinião se torna impossível conhecer as causas todas que possam gerar certas situações. Isto excepto as pessoas que cresceram comigo e as que me viram crescer.
Acho que a melhor maneira de me conhecer é a de analisar os outros, e a melhor maneira de conhecer os outros é analisar-me a mim própria.

Onde quero chegar com isto? Nem eu própria sei. Acho que estou a analisar isto demais. O então espero que me convençam do contrário. E com isto espero sinceramente que não haja ofensas.

Etiquetas:

3 Estrunfes que tentaram tirar o protagonismo:

  • Estou contigo.

    Freud is overrated:
    -tentar perceber uma pessoa pelo que sonha??
    -insistir em mexer e remexer no passado, abrindo feridas que já estavam saradas e obrigando as pessoas a recordar episódios dolorosos (se antes já estavam deprimidos, depois disso então...)?

    Bah!

    By Blogger headache, at 06 junho, 2007 08:04  

  • Tive a digerir o post... depois das nossas conversas do outro dia (que abordavam o tema, e a figura "psicologa-nossa-amiga" - ai que risota), e ainda não consegui chegar a uma conclusão sobre o que acho sobre isto tudo.

    Mas acho que há uma grande parte do que dizes, com a qual concordo. Como a "terapia" dos amigos e familiares... pior é quem não os tem, ou pode contar com eles. À partida já isso é um problema se calhar, ou factor que poderá causá-los........... seiiiii lá.... num sei!

    A gente já conversa Porca, amanhã já temos mail! eheheh

    *

    By Blogger Sari, at 07 junho, 2007 23:54  

  • Só não percebi o porquê de comparares a classe psicóloga aos cães, mesmo lá com a tua "amiga" a ter aquela preferência. Sabes uma máxima de vida que eu tenho? Errar é humano, persistir no erro é estúpido. Beijocas!

    By Blogger Rafeiro Perfumado, at 10 junho, 2007 08:17  

Enviar um comentário

<< Home